Você tem excesso de suor?
Saiba que existe cura.
Cerca de 1% da população sofre de excesso de suor ou hiperidrose.
O que é o suor?
O ato de suar é um fenômeno natural e essencial ao organismo.
O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas constituído por água, sais minerais e algumas outras substâncias. As principais funções são regular a temperatura do corpo, ajudar eliminar o excesso de sais minerais e também extravasar tensão e insegurança. O responsável por todo este mecanismo é o Sistema Nervoso Simpático Autônomo – Nervo Simpático.
O que é Hiperidrose?
A hiperidrose é o aumento exagerado e desagradável na produção de suor. Apesar de ser uma condição benigna, transforma-se em maligna para quem possui a alteração, pois afeta a qualidade de vida. Não se perde a vida por este problema, mas causa um sofrimento subjetivo e crônico, gerando situações desconfortáveis e muito constragedoras no dia-a-dia.
Quais as causas da hiperidrose?
A causa do excesso de suor ainda é desconhecida na maioria das pessoas, por isso chamamos de hiperidrose primária ou emocional. Nos casos onde o excesso de suor é causado por doenças endócrinas, distúrbios psiquiátricos, utilização de algumas medicações, alterações neurológicas, menopausa, obesidade, aumento da temperatura ambiente, exercício físico, febre, ansiedade e dietas termogênicas, chamamos de hiperidrose secundária.
Quem é o responsável pela hiperidrose primária?
A maioria das pessoas que possui hiperidrose primária apresenta disfunção do nervo simpático.
Quais são os locais mais atingidos?
Mãos, axilas, pés e região crânio-facial, podendo aparecer também nas mamas, virilha, tórax e nuca.
Quando surge a hiperidrose?
Normalmente a manifestação do excesso de suor nas mãos e pés surge na infância; nas axilas inicia na puberdade e na região crânio-facial geralmente aparece após a terceira década.
Quem é mais atingido?
A hiperidrose afeta homens e mulheres na mesma proporção sendo as crianças, adolescentes e adultos jovens os mais comprometidos.