Quais os sintomas?
A hiperidrose afeta homens e mulheres. Atinge principalmente mãos, pés, axilas e região crânio-facial, podendo aparecer nas mamas, virilha, no tórax, nuca e qualquer outra região do corpo. Podemos destacar a hiperidrose axilar, palmar e plantar.
A hiperidrose altera a temperatura local deixando, geralmente, estas áreas frias.
Os portadores de hiperidrose axilar se queixam que as roupas estão sempre molhadas e com manchas que freqüentemente danificam as roupas. O mais grave é o aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e o mau cheiro constante. Têm uma grande dificuldade em ajustar seus trajes para o trabalho, dando preferência às roupas brancas e pretas.
Quem tem hiperidrose palmar reclama dos transtornos para manusear papéis ou realizar qualquer trabalho manual como tocar instrumentos, digitar no computador e principalmente cumprimentar as pessoas com um simples aperto de mão ou ter contato afetivo mais íntimo. Dirigir e praticar esportes são dificuldades constantes.
Já as pessoas com hiperidrose plantar, têm umidade exagerada nos pés, facilidade para adquirir micoses (frieiras) e seus sapatos, chinelos ou sandálias escorregam e caem dos pés o tempo todo.
Embora esta doença não configure como um problema de saúde grave, só seus portadores podem relatar o grau de desagrado por ela provocado, e a maioria se refere ao excesso de suor como um grande problema. Infelizmente muitos ainda desconhecem que este grande problema pode ser resolvido com tratamento eficaz e definitivo.
Pessoas com hiperidrose sofrem muito – em silêncio – e devem ser estimuladas a procurar ajuda de especialistas, pois muito pode ser feito para amenizar este sofrimento.
Um dos problemas que mais perturba quem tem excesso de suor é o aumento do cheiro na região axilar.
Pode ter mais algum sintoma associado?
A hiperidrose altera a temperatura local deixando as mãos e pés frios. Nas axilas pode ocorrer aumento do odor (bromidrose).
Como e por que ocorre aumento do odor na região axilar?
O suor quando eliminado não apresenta nenhum odor. As bactérias são as responsáveis pelo cheiro desagradável, pois são atraídas pelo calor local e